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OPINIÃO: Lágrimas e saudade escorrem pelos trilhos da viação férrea

James Pizarro

A gare da Viação Férrea do RS foi local frequentado pela elite da sociedade santa-mariense, por mais incrível que isso possa parecer hoje aos mais moços, testemunhas da decadência da categoria ferroviária. Ali estavam os escritórios das chefias. A sala do diretor da estação (chamado de “agente”). O amplo e completo “stand” de revistas (a chamada “Revistaria da Estação”). O higiênico e confortável restaurante, onde serviam-se desde refeições “à francesa” até rápidos lanches. A fantástica sorveteria com inimagináveis guloseimas servidas em finas taças de prata. O competente serviço de carregadores de bagagens (“mensageria”), com os servidores vestidos de azul, com colarinho e gravata, portando carrinhos de ferro para o transporte das malas. O serviço de autofalantes com as publicidades (chamadas “reclames”) ditas por um locutor cego, que tinha a fantástica capacidade de memorizar tudo. Entre um “reclame” e outro, valsas de Strauss e sambas de Ary Barroso...

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Para ter acesso à gare da Viação Férrea, era necessário comprar ingresso. Vendido sob a forma de um papelote duro, numerado, metade branco, metade verde. Que era picotado pelo porteiro engravatado na roleta numerada que dava acesso ao interior das instalações. 

 Rapazes e moças, acompanhados de seus pais, costumavam formar fervilhante torvelinho de gente nas horas de chegada e partida dos trens de passageiro. Trens que atendiam por nomes especiais: “Noturno”, “Fronteira”, “Serra”, “Porto Alegre”. A gente ficava abanando para as pessoas que partiam naquela “composição” formada por dezenas e dezenas de carros. Puxada por barulhenta e folclórica máquina a vapor, carinhosamente chamada de “Maria Fumaça”. Pouco depois substituídas pelas máquinas movidas a diesel e pelos trens húngaros, que tinham até ar-condicionado e lanche gratuito.

 Todo fim de ano lá ía eu com minha família – pelo trem da “Serra” – curtir férias escolares na cidade de Getúlio Vargas, situada depois de Carazinho e antes de Marcelino Ramos. Íamos no vagão-leito, composto de duas camas beliche, o máximo em conforto para a época. Existiam carros de “Primeira Classe”, com poltronas estofadas. E carros de “Segunda Classe”, com bancos de madeira, ocupados pelas pessoas mais pobres, gaúchos de bota e bombacha que levavam desde galinhas enfarofadas até gaiolas com seus passarinhos de estimação. Havia o “Carro-Restaurante”, onde os mais abastados faziam suas refeições, servidas por garçons de gravata borboleta. Os dois últimos carros dessas composições eram para uso dos funcionários que estavam trabalhando no trem e para uso dos Correios e Telégrafos, já que os malotes de cartas e encomendas eram predominantemente transportados pela Viação Férrea.

Meu tio, João Cassal Pizarro, era ferroviário e agente da estação de Getúlio Vargas. Um homem admirável, simpático, gordo, que tinha uma incrível propriedade: falava e se fazia entender com um canário de estimação!

 As lágrimas escorrem pelo meu rosto quando me lembro daquele período de ouro dos ferroviários. Dos trens que cortavam as madrugadas da minha infância. E do meu adorável tio que falava com seu canário.

 Tudo – infelizmente – morreu.


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